NIJuC

Núcleo de Interação Jurídico Comunitária da Universidade Federal de Santa Maria

Carta Conjunta ao Conselho Federal da OAB

Em Defesa dos Povos Indígenas, O NIJuC, GAPIN, COMIN e Estudantes Indígenas da UFSM protocolaram, no dia 07 e outubro, em Brasília, uma Carta ao Presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Furtado, mostrando solidariedade ao advogado indígena Luiz Eloy alvo de perseguição e criminalização por setores conservadores do Estado do Mato Grosso do Sul.

Veja na íntegra:

“Ao Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Senhor Marcus Vinicius Furtado Coêlho

Prezado Senhor Presidente,
Ao cumprimentá-lo cordialmente, manifestamos nossa solidariedade e respeito ao advogado Luiz Henrique Eloy Amado o qual vem exercendo brilhante trabalho na defesa jurídica dos povos originários – indígenas – no Estado do Mato Grosso do Sul. Sabemos que este novo jurista, por pertencer à etnia Terena, tem enfrentado diversos litígios na seara indígena cujos desdobramentos representam ataques à sua atuação profissional como a tentativa de macular seu nome na cassação do seu registro junto a Ordem dos Advogados do Brasil.

Salientamos que tais fatos possuem propósitos de criminalização dos movimentos sociais não podem ser concebidos no seio do Estado Democrático de Direito. Reafirmamos, assim, nosso apoio e total respeito ao trabalho ético do jurista que possui notório saber jurídico, conduta íntegra e ilibada, espírito republicano marcando uma trajetória perene de busca por liberdade e democracia constitucional.

Esta carta, endereçada a Ordem dos Advogados do Brasil, é remetida na certeza de compreensão da necessidade de garantir o pleno exercício da profissão e, sobretudo, da manutenção da democracia brasileira, tão recente em nossa história, e de suma importância para todos os cidadãos.

Estudantes Indígenas da Universidade Federal de Santa Maria
Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (GAPIN)
Núcleo de Interação Jurídica Comunitária (NIJuC)
Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN)”

Deixe um comentário